quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Foram-se os dedos

Foto AP/The Canadian Broadcast Corp., CBC

O Gil estende o palco a todos os géneros de música. Um desses géneros, o jazz, perdeu um dos seus mais incríveis pares de mãos.O pianista canadiano Oscar Peterson, de 82 anos, faleceu no passado domingo, depois de perder a última batalha contra uma doença que o apoquentava há largos anos.

Os dedos voadores e a melodia que emprestava às suas improvisações fizeram dele um dos mais famosos e influentes pianistas de jazz. A sua carreira, que se estendeu por 70 anos, estava recheada de prémios e actuações com nomes grandes do jazz, entre eles Ella Fitzgerald, Billie Holiday, Charlie Parker e Dizzy Gillespie. Na memória fica ainda o trio que liderou nos anos 50 e do qual faziam parte o baixista Ray Brown e o guitarrista Herb Ellis.

Os canadianos consideram ter perdido um dos seus grandes tesouros, que Duke Ellington catalogou um dia de "Marajá do Teclado". O jazz não é dos géneros musicais mais ouvidos mas isso não impede que pelo mundo fora alguns concertos de homenagem estejam previstos ou tenham já mesmo acontecido, lembrando aquele que para muitos abriu caminho à modernização da forma de tocar piano no jazz.

Sipião Ndzonzo
Colaborador

Sem comentários: