domingo, 30 de dezembro de 2007

Nanando dá show

Sexta-feira passada, 28 de Dezembro, Nanando fechou o ano de 2007 com um concerto memorável. Até com os dentes este mestre arrancou sons da sua guitarra. Portanto já sabe, da próxima vez que Nanando estiver no Gil esteja você também.

Uma promessa ao vivo

No Gil, a jam session serve de montra para aqueles que procuram ganhar o seu espaço. É o caso do jovem Sufixo, que aos 16 anos dá corda à imaginação e seduz audiências. Baixo, bateria, guitarra ou teclado não intimidam a jovem promessa moçambicana.

Chico António regressa a casa

Chico António, figura importante na cena musical moçambicana, faz neste video a sua primeira actuação depois de regressar de Paris, onde deu cinco concertos e deixou os franceses sequiosos de muito mais. Bem-vindo a casa Chico!

Esta semana sobem ao palco

De 3 a 5 de Janeiro

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Amy "Courthouse"

Foto AFP/Getty Images/File/Roger Kisby

No que diz respeito a escândalos envolvendo o uso de substâncias proibidas poucos conseguem rivalizar com a Volta à França em bicicleta. Amy Winehouse é um desses poucos. A cantora de soul inglesa foi agora intimada a comparecer, juntamente com o marido e o seu cabeleireiro, perante um tribunal norueguês. O caso remonta ao passado mês de Outubro, altura em que o trio foi brevemente detido e multado em 500 euros por ter em seu poder algumas gramas de marijuana.

A cantora alegou nos órgãos de comunicação social da Noruega que a polícia os terá enganado e feito assinar uma confissão. As autoridades rebatem o argumento dizendo que os três estavam bem informados sobre o documento que iam assinar.

Esta ordem da Justiça norueguesa é o mais recente arranhão na carreira da cantora de 24 anos que nos últimos meses se tem visto envolvida em sucessivos e muito publicitados escândalos em torno do uso de drogas e álcool.

Entretanto a cantora está impedida de visitar normalmente o seu marido, Blake Fielder-Civil que se encontra preso. O contacto físico entre os dois foi proibido depois de Blake ter tido resultado positivo num teste a drogas duras feito a semana passada. De agora em diante os encontros serão feitos através de uma barreira em vidro.

Sipião Ndzonzo
Colaborador

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Sem concerto

Foto Ana Martinez-Reuters

Apesar das muito badaladas reuniões de grandes bandas que deixaram uma forte marca na História da música, a temporada de concertos ao vivo nos Estados Unidos foi a pior desde 2004. O regresso de bandas como os Police, Van Halen e Genesis não evitaram muitos lugares vazios nos recintos de espectáculos. As 20 digressões mais aguardadas geraram 996 milhões de dólares, menos 15.6 por cento que o ano anterior. Estarão os nomes da velha guarda a perder força? Terá o seu desempenho desiludido muitos? Será que tudo se deve apenas ao preço dos bilhetes?

Sipião Ndzonzo
Colaborador

Foram-se os dedos

Foto AP/The Canadian Broadcast Corp., CBC

O Gil estende o palco a todos os géneros de música. Um desses géneros, o jazz, perdeu um dos seus mais incríveis pares de mãos.O pianista canadiano Oscar Peterson, de 82 anos, faleceu no passado domingo, depois de perder a última batalha contra uma doença que o apoquentava há largos anos.

Os dedos voadores e a melodia que emprestava às suas improvisações fizeram dele um dos mais famosos e influentes pianistas de jazz. A sua carreira, que se estendeu por 70 anos, estava recheada de prémios e actuações com nomes grandes do jazz, entre eles Ella Fitzgerald, Billie Holiday, Charlie Parker e Dizzy Gillespie. Na memória fica ainda o trio que liderou nos anos 50 e do qual faziam parte o baixista Ray Brown e o guitarrista Herb Ellis.

Os canadianos consideram ter perdido um dos seus grandes tesouros, que Duke Ellington catalogou um dia de "Marajá do Teclado". O jazz não é dos géneros musicais mais ouvidos mas isso não impede que pelo mundo fora alguns concertos de homenagem estejam previstos ou tenham já mesmo acontecido, lembrando aquele que para muitos abriu caminho à modernização da forma de tocar piano no jazz.

Sipião Ndzonzo
Colaborador

domingo, 23 de dezembro de 2007

Esta semana sobem ao palco

De 24 a 29 de Dezembro

COMUNICADO

A Gerência do Café Bar Gil Vicente vem por este meio comunicar a todos os seus clientes e amigos que por motivos que a ultrapassam completamente, o concerto com os 340 ml previsto para hoje, dia 24/12/07 para as 23:59 horas, foi cancelado.
Este cancelamento teve origem na empresa Logarítimo que produziu o espectáculo e nos próprios 340 ml que às 13:00 de hoje, dia 24/12/07, comunicaram a sua indisponibilidade para participarem no referido concerto.
Apesar de ser uma situação que nos ultrapassa e para a qual nada contribuímos, a Gerência do Café Bar Gil Vicente apresenta aos seus estimados clientes e amigos as suas mais sinceras desculpas.

A Gerência,
Rui Borges/Paulo Borges





sábado, 22 de dezembro de 2007

Quartas de Blues

Neste video João Paulo e Rhodália contaram com a presença do Professor Orlando na interpretação do tema Before You Acuse Me. Duas gerações da música nacional hipnotizaram a assistência.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Uma pantera à solta


O Gil é uma caixinha de surpresas. Seguindo essa linha, no passado dia 19, fomos visitados por uma pantera. Há muito afastado dos relvados, o rei Eusébio apanhou muitos de surpresa com a sua presença e encheu a sala do Gil de sorrisos e fotos. Eusébio não regateou cumprimentos e subiu ao palco para cumprimentar a sala. Num momento mais privado, o Pantera Negra felicitou Jorge Domingos, o Leão da Guitarra, membro residente da banda da Casa. Mais uma noite inesquecível para os amantes do divertimento nocturno em Maputo.

domingo, 16 de dezembro de 2007